31 julho 2006

Ser feliz

Ser Feliz

Não sou o único, nem são poucos
os que desejam a felicidade.
Todos, absolutamente todos,
desejam ser felizes.

Se perguntarmos a dois homens
se querem alistar-se no exército,
é possível que um responda que sim, outro que não.
Porém, se lhes perguntarmos
se querem ser felizes
ambos dizem logo, sem hesitação,
que sim, que o desejam,
porque tanto o que quer ser militar,
como o que não quer,
tem um só fim em vista: ser feliz.


(Santo Agostinho)

28 julho 2006

Maratona de Contos

E dia 29 de julho, ou seja, amanhã vai acontecer a maratona de contos no SESC Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana), que começa às 18hs de sábado e termina às 18hs de domingo. Ótima oportunidade de levar os pequenos (claro, quem os possui), os pais, a família, os amigos, para presenciar um ritual dos mais antigos da humanidade: contar e ouvir histórias. Vale conferir.

23 julho 2006

Miséria de ser humano

Não é de hoje que o ser humano comete as maiores atrocidades com o seu semelhante. Se olharmos para trás, durante todos os períodos da História do homem, ele sempre esteve no meio da violência. Vários são os motivos - religião, dinheiro, intolerância, racismo - nenhum deles justifica a maneira como um ser humano trata o outro. Mas vocês(se é que alguém lê este humilde blog) devem estar se perguntando: porque ela está comentando isso? Simples. É só lermos a biografia de Anne Frank ou uma reportagem que saiu numa Super Interessante desse ano sobre as experiências nazistas para termos um pouco de noção sobre até que ponto o ser humano pode ir. Essas experiências revelam a crueldade dos nazistas, que usavam judeus e outros prisioneiros em experiências médicas, submetendo-os a situações insustentáveis. E hoje, os judeus atacam libaneses, norte-americanos atacam iraquianos, traficantes atacam policiais... a maldade não parou, só se propaga cada vez mais. Parece que nós, seres humanos, seres "pensantes", somos incapazes de aprender com os erros cometidos no passado. A forma de agir é diferente, mas o ódio, a maldade, a violência é a mesma. Que porcaria de ser somos que não temos a capacidade de viver em paz, de sermos tolerantes com os outros? Será que é esse o nosso destino, vivermos sempre envoltos em guerras, mortes, desgraças? Será que vale tanto a pena sermos assim? Não irei duvidar se daqui a alguns séculos ou milênios, a raça humana for extinta. Será o castigo por não termos aproveitado de maneira adequada o presente que Deus nos deu: a vida.

20 julho 2006

"O trabalho é ao mesmo tempo criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens."
(Wanderley Codo)

19 julho 2006

"A esperança reside nas plantas vivas."

O poema que possui essa frase pode ser conferido no meu outro blog, o Poemas Fajutos (http://poemasfajutos.blogspot.com).

17 julho 2006

Piadex bibliotecarius

Esta recebi de uma amiga minha.

Na biblioteca, o ladrão diz:
- A bolsa ou a vida!!!
A bibliotecária pergunta:
- Qual o autor???

16 julho 2006

Anima Mundi - Curtas 2

MEMORIAL: Animação norte-americana. Uma garota presencia a morte do pai. Ela acaba se mesclando com um muro, onde vários personagens estranhos estão, inclusive seu pai. Meio chatinho.

LE BON ROI: Animação francesa. O rei, instigado por seu conselheiro, parte em busca daquele que possui o castelo mais bonito que o dele (o do rei está aos pedaços). Nisso, o conselheiro aproveita e faz a festa, embelezando o castelo todo, que o rei, encontrando depois (e sem saber se tratar de seu próprio castelo) acaba por destruir todinho. O recurso utilizado foi o de contar a história como se fosse um livro, em que as páginas mostram a cena (mas somente em algumas partes). Engraçadinho.

JOHN AND MICHAEL: Animação canadense. Trata da história de dois homens que acabaram se apaixonando e vivendo uma linda história. Só que um deles acaba morrendo, e mesmo assim, o amor entre eles continuou forte. A história é fofinha, com um desenho singelo. Mas se eu não tivesse lido a sinopse, não iria desconfiar que John e Michael, os protagonistas desta história, são portadores da Síndrome de Down. Não gostei foi do narrador, lerdo demais ao falar.

ZIRIGUIDUM: Animação brasileira. Favela. Tiros e mais tiros. E uma mulata sambando dentro do seu barraco, que é alvejado até dizer chega. Só sobra a mulata no final. Não tenho comentários a respeito.

MY DATE FROM HELL: Animação alemã. O diabo não é tão mal quanto o pintam. E quer arrumar uma namorada. Essa animação engraçadíssima lembra Shrek, tanto pela animação em si, quanto pela história. Vale a pena assistir.

PÉNELOPÉ NAPJA: Animação da Hungria. Chato, muito chato. E sem nexo, completamente sem nexo. Sorte a minha ter sido bem curta.

VOS PAPIERS!: Animação da Finlândia. O governo implanta um procedimento para erradicar o problema dos imigrantes ilegais: apagá-los. Opositores logo protestam e conseguem recobrar a identidade dos apagados, mas não sem riscos (sinopse copiada do site). Interessante a forma como é mostrada essa situação. Quem apaga os imigrantes são canetas. Os ilegais não possuem cores definidas, e muitas vezes estão presos em processos em papel, com um carimbo em cima deles. Interessante.

Anima Mundi - Curtas 1

Continuando os comentários, vamos aos do Curtas 1:

BEZMIEGS: Animação da Letônia. Trata da insônia de um cara, personificada na figura de um gato que quer leite. Curioso, eu diria.

RED EDEN: Animação norte-americana. Três robôs (um norte-americano, um latino e um japonês) são encarregados de construir a primeira colônia humana em Marte. Só que algo dá errado... Muito engraçada essa animação, que coloca nos robôs características bem fortes dos norte-americanos, latinos e japoneses. Vale assistir!

FLATLIFE: Animação belga. Para mim, a melhor do dia. Mostra o que acontece em 4 apartamentos simultaneamente. Uma máquina de lavar com problemas que acaba abanando o apartamento vizinho, uma televisão que sai fora do ar quando a outra é ligada... Muito engraçado!

HAIRY DRIVING: Animação do Reino Unido. Um cara escreve um roteiro para um filme, mas um gato no meio da rua atrapalha seu raciocínio. Mais ou menos.

GURUÇÁ: Animação brasileira. Um caranguejo na praia quer pegar um tatuí (ou algo do gênero). Mas a onda vem e o caranguejo foge. Mas continua querendo pegar o tatuí. Engraçadinha.

REFLETS: Animação francesa. O que pode acontecer se um advogado atropela um cara e não oferece socorro? Isso é retratado nessa animação muito interessante.

BOW TIE DUTY FOR SQUAREHEADS: Animação alemã. De curioso, só a forma como é apresentada, utilizando placas, outdoors, entre outras coisas. Porque de resto... uma babaquice completa de um bando de caras com nada para fazer.

15 julho 2006

Anima Mundi - Animação em curso 1

E hoje fui ao CCBB conferir mais um pouquinho do Anima Mundi. A exibição da vez foi a Animação em curso 1, que comento abaixo:

ONLY LOVE CAN BREAK YOUR HEART: Animação alemã. Mostra as adversidades do amor, o que se faz para equilibrar um relacionamento e como ele pode ir por água abaixo de uma hora para outra. O recurso para ilustrar a história é interessante, o homem ficava numa espécie de barco (para mim parecia um barco, para outra pessoa pode ser qualquer coisa) e a mulher em outro, o que ajudava a visualizar quando o relacionamento estava estável ou não. Interessante.

HUMM: Animação norte-americana. Deveria ter o nome trocado para Hã?, pois é assim que nos sentimos ao final da animação. Mostra uma briga entre beija-flores pelo alimento. Mas é rápida demais e pouco explorada.

SHROOMMATES: Animação alemã. Muito engraçada, conta como um homem e uma ovelha reencarnam em cogumelos, após um acidente que culmina com as suas mortes. Só que agora eles estão destinados a passarem suas existências juntos... Destaque para a música no final, hilária!

SEMILLA DEL RECUERDO: Animação espanhola. Visualmente, a animação me lembrou a Viagem de Chihiro. A história é boa, mas podia ser melhor explorada. Mostra como uma menina lembra do seu avô através de uma flor, dada por ele em seu leito de morte.

LA SOUPE A L'ENGRAIS: Animação francesa. Muito engraçada, mostra a imaginação fértil de um menino, que pensa que seus avós colocaram fertilizantes em sua sopa para que ele cresça.

FROM THE LIVES OF MOTHERS: Animação tcheca. Muito curiosa, mostra como fica a vida de uma mulher com a chegada de um filho. Um misto de felicidade e desespero toma conta dela, até que a criança vai para a escola. Curiosa a transição das fases da vida da criança, que é feita de forma que não há quebras para demonstrar a mudança. Essa animação faz pensar se vale a pena ter filhos...rs...

BOUTS EN TRAIN: Animação francesa. Passageiros em um trem que fica temporariamente parado começam a falar, ou melhor, cantar o que pensam. Engraçado. Me identifiquei com uma que pensava no banheiro...rs...

A ÚLTIMA GOTA: Animação brasileira. Um cara vive no bar enchendo a cara, até que seu copo vazio o ajuda a livrar do alcoolismo. Legal.

LÀ HAUT: Animação belga. Vale pela música de Chopin. Um pianista vê seu próprio filme ao mesmo tempo em que toca no cinema (isso é da época dos filmes mudos, claro).

YU: Animação francesa. Cena de videogame? Uma versão de Matrix? Não. Segundo a sinopse que aparece no site, conta a história de duas crianças que querem descobrir um mundo novo no qual não acreditam. Não vi isso não. Mas a animação é muito bem feita, e, para mim, lembra o filme Matrix, com o combate de máquinas e humanos no centro da Terra.

Enfim, essa exibição valeu a pena, pois teve histórias engraçadas e curiosas. A de ontem também, não tendo ainda nenhuma animação que eu tenha me arrependido amargamente de pagar o ingresso e gastar meu tempo vendo, como foi uma o ano passado, cujo comentário pode ser visto no meu blog, no arquivo de julho de 2005 ( http://www.husermarcio.kit.net/oro/myoro.weblogger.terra.com.br/200507
_myoro_arquivo.htm)

E começou o Anima Mundi!

E hoje começou no Rio de Janeiro o Anima Mundi, festival que reúne animações de diversos estilos de vários países do mundo. Hora de entrar em contato com outras culturas e de apreciar o que o Brasil tem de melhor (não, não é o futebol, muito menos a bunda da brasileira). E hoje vi o Curtas 4, que comento abaixo:

STUART: Animação portuguesa. O traço é interessante, a idéia é interessante, mas pecou pelo conteúdo. Faltou uma história com começo, meio e fim.

CARNIVORE REFLUX: Animação australiana. Basicamente fala de orgias alimentares. Pessoas que vão em busca de animais exóticos para se alimentar,e que, de um momento para o outro, começam a vomitar esses animais de volta. Detalhe: eles saem vivos das bocas dessas pessoas. No final também tem a versão vegetariana. Muito engraçado, mas a quantidade de legenda para ler acaba dificultando um pouco a "degustação" da história.

EGO: Animação francesa. Um homem encara o seu ego através da sua imagem refletida no espelho. Animação interessante, com uma música que casou perfeitamente.

PAX: Animação brasileira. Quando eu digo que o Brasil tem coisa melhor pra mostrar ao mundo, não minto. Essa animação, que mostra a reunião de líderes de várias religiões para ver soluções para o mundo, é hilária! A história, a animação em si, tudo vale a pena ser visto e admirado. É motivo de orgulho termos pessoas tão criativas neste país. O melhor dos exibidos no Curtas 4.

MCLAREN'S NEGATIVES: Animação canadense. Conta o processo criativo do animador canadense Norman McLaren , mostrando um pouco de suas obras. Praticamente um documentário.

GUIDE DOG: Animação norte-americana. Conta a história de um cachorro que se torna cão guia. Só que ele é aloprado demais para tal função e sempre deixa os cegos em situação de risco. Esse cão é o mascote do festival esse ano. Hilário! A forma com que o cão implora pelo seu trabalho te mata de rir, vale a pena ver.

12 julho 2006

Curioso...

Engraçado o ser humano. Sempre achamos que os jovens (isso sou eu pensando como uma senhora do alto dos seus 60 anos, que não os possuo ainda - tô longe disso!)são impulsivos, não escutam os pais, e que a humanidade está perdida tendo eles como futuro. Aí, fuçando o site Amigos do Livro (http://www.amigosdolivro.com.br), descobri algo curioso. Leiam vocês mesmos as citações a seguir e prestem muita atenção nas autorias. É, no mínimo, curioso.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
Sócrates (470-399 a.C.)


"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
Hesíodo (720 a.C.)

"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe."
Um sacerdote (do ano 2000 a.C.)

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Frase escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Bagdá), tem mais de 4000 anos de existência.


O que tiramos disso? O ser humano age da mesma maneira desde tempos idos! E o mundo ainda está de pé, mesmo com todas as atrocidades da vida atual. Um dia, nós, os jovens, ficaremos velhos, mudaremos de opiniões e acharemos os nossos filhos (os jovens da vez) mal educados, preguiçosos, impulsivos...

10 julho 2006

Vida Moderna

Esse texto recebi por e-mail e sim, está sem autoria. Achei o máximo, espero que gostem.

VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos, que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão.
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja para não lembro bem o que faz, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulover.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental,
massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco horas comendo, são vinte e uma horas.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e
comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes enquanto faz sexo.
Sobrou uma mão livre? Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo a escova de dentes.

09 julho 2006

Vídeo

Achei esse comercial, criado e produzido por Luciano Midlej, Filipe Bezerra e Marcos Diniz, o máximo. Vale a pena assistir e recomendar.

08 julho 2006

"O futuro é tão grande... não nos separemos. Não nos afastemos muito: vamos de mãos dadas!"
(Carlos Drummond de Andrade)

06 julho 2006

"Os que sabem nada sabem, se não possuem a força do amor. Porque o verdadeiro sábio não é aquele que vê, mas o que, vendo mais longe, ama com mais profundidade. Ver sem amar é olhar nas trevas."
(Maurice Maeterlinck)

05 julho 2006

Tecnologia lusitana

Essa recebi por e-mail do meu primo, que, por sinal, é português.

Uma manchete nos jornais ingleses anunciava : "após cavar 100m cientistas ingleses acharam vestígios de fiação de cobre com 2.000 anos e concluíram que seus antepassados já possuíam uma rede de telefonia". Na semana seguinte os franceses (para não ficar atrás...) cavaram 200m e a manchete foi a seguinte : "após cavar 200m cientistas franceses acharam vestígios de fibra óptica com 3.000 anos e concluíram que seus antepassados já possuíam uma rede de telefonia de alta qualidade". Uma semana depois jornais de Lisboa noticiaram : "após cavar 1000m e nada encontrar cientistas portugueses concluíram que seus antepassados já utilizavam telefone celular há 5.000 anos."

03 julho 2006

Adoro os textos da Sra. Ni

Olha, de todos os textos que leio no site A Arca, que fala de cinema, tv, quadrinhos, etc. , os melhores são da Sra. Ni. Ela é de um humor maravilhoso, inteligente. Recomendo a leitura dos divertidíssimos artigos Os grandes mistérios da TV brasileira (http://a-arca.uol.com.br/v2/artigosdt.asp?sec=1&ssec=8&cdn=9472) e ÍDOLOS - Um vislumbre dos bastidores (http://a-arca.uol.com.br/v2/artigosdt.asp?sec=1&ssec=8&cdn=9893) . As grandes questões da humanidade são respondidas no primeiro artigo (Celso Portiolli é o filho bastardo do Sílvio Santos? Qual é a lógica da programação do SBT? O fim do especial de Roberto Carlos será um dos sinais do Apocalipse? É Dercy Gonçalves um highlander? Qual o verdadeiro plano por trás das crianças do Bom Dia e Cia.? entre outras). No segundo, um relato de quem participou dos bastidores do Ídolos, programa do SBT que busca um(a) novo(a) cantor(a). Vale a pena conferir. O blog dessa moça está nos links do meu blog, o Pargarávio.

02 julho 2006

sou uma coruja!

Fazendo o teste Que bicho você é? (clique no título do post) , descobri que sou uma coruja. Olhem só o resultado:

Você é uma sábia coruja! A coruja é uma ave noturna, símbolo do conhecimento racional. Você é uma pessoa que gosta de estudar e fazer uma reflexão sobre todos os aspectos de sua vida. Seu dia a dia é bastante regrado. Ai, se alguma coisa estiver fora do lugar ou, dando errado. A coruja não gosta de arriscar e investe apenas naquilo que é certo para ela. Aqui vai uma dica: se você mergulhar no seu interior, descobrirá que tem grande percepção do oculto.

P.S: Não gosto de estudar não, mas gosto das coisas no lugar...