30 agosto 2006

Para onde olham os candidatos?

Nessa época de campanha eleitoral é impossível não sermos bombardeados com santinhos e anúncios de candidatos políticos no rádio e na televisão. E é na televisão que reside a minha questão que não quer calar: para onde olham os políticos? Já repararam em uma boa parcela desses candidatos, principalmente em seus olhos? Estão sempre olhando fixamente para cima! Tem uns que nem piscam! Muito estranho... Acho que deveriam colocar as legendas do que eles tem de falar na altura dos olhos deles, que nem nos telejornais, e não lá no teto do estúdio. Fica tão esquisito, tão artificial! E, vamos combinar, se não sabem nem o que vão dizer de cor, como irão se lembrar do povo depois? Só se colocar numa plaquinha no teto da casa deles... e, se bobear, nem assim se lembrarão da gente.

28 agosto 2006

Bizarrices de Copacabana

Quem é morador de Copacabana já deve estar acostumado a ver algumas bizarrices pelas ruas. Tanto que até o Orkut possui uma comunidade sobre o assunto - Gente estranha de Copacabana (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=132476) . Esse mês eu vi duas coisas que poderiam estar nessa categoria de bizarrices. Bizarrices da propaganda. Um sábado, saindo do metrô vejo uma noiva, pois é, uma noiva na calçada, parada, anunciando, provavelmente a loja de roupa de noivas que tem ali perto. Achei estranho, mas dias depois me deparei com um cara vestido de caixa de leite! Na calçada oposta daquela onde esteve a noiva! E hoje descobri o que o homem-leite anunciava... um candidato político! Não darei o nome pois não farei propaganda de graça para nenhum político. Afinal, essa época de campanha política ninguém merece, as ruas ficam porcas e uma nova modalidade esportiva surge: caminhada com desvio de pessoas com santinhos! Das duas, uma: ou você cria uma blusa com uma saca embutida para jogar todo esse "lixo" que você recebe na rua ou então desvia... o que não vai faltar é gente com papel para você desviar.

24 agosto 2006

Dia da Infância

Hoje é o Dia da Infância. Desejo que as crianças de hoje aproveitem, mas aproveitem bastante essa época maravilhosa da vida, onde tudo é brincadeira. E que não teimem em querer crescer, isso é chato, muito chato. Ser adulto não é tão legal quanto ser criança. Às crianças o direito de imaginar, fantasiar, falar com os brinquedos, fazer bobeira é permitido. Vai o adulto fazer a mesma coisa para você ver... vão tachar de doido. Por isso aproveitem. Mas aos adultos deixo um recado: neste Dia da Infância, liberem suas crianças aprisionadas em seus íntimos! Deixem elas voarem livres, leves e soltas! É sempre bom ter seu lado criança, afinal, ser adulto é muito, mas muito chato!

23 agosto 2006

Frase do dia

"... cada um de nós nasceu do próprio parto. O espírito e a matéria se desenvolvem de maneiras dinâmicas e distintas em cada um de nós."

(Bartolomeu Campos de Queirós)

21 agosto 2006

Entrevista com autora de Fruits Basket

Para aqueles que lêem o excelente mangá Fruits Basket , o site Henshin (http://henshin.uol.com.br) colocou uma entrevista que Natsuki Takaya, a autora, fez a revista norte-americana Times. Esperava mais da reportagem, mas pelo menos a pergunta crucial (o que a inspira para fazer o enredo da história), eles fizeram.
Confesso que esse mangá foi uma grata surpresa para mim. Ele poderia ser mais um shoujo, mas não é. A cada volume lido (e, infelizmente não tenho todos os que saíram no Brasil) eu me envolvo mais com a história. É uma trama cheia de sentimentos profundos, complexos. Se pudesse resumir em poucas palavras o mangá, diria que se trata de relacionamentos. Relacionamentos entre pais e filhos, amigos e amigas, irmãos, parentes, conhecidos... todos possuem uma história a contar, e nunca é uma história superficial. Os personagens principais carregam dor, mas querem sorrir e seguir em frente. Cada um deles tem uma lição a passar para nós, e é isso que torna Fruits Basket (Furuba para os íntimos) um mangá interessante. É intenso, nos prende e nos emociona a cada volume lido. Enfim, um mangá que vale a pena recomendar. Para os amantes dessa arte japonesa e para os outros que gostam de boas histórias ilustradas.

20 agosto 2006

Memórias de uma gueixa

Nesses últimos 2 anos (mais ou menos) tenho tido a alegria de entrar em contato com filmes orientais com ótimas histórias. Vi Herói , O clã das adagas voadoras, Returner, Turn Left, Turn Right... acabei me tornando uma apreciadora desses povos de olhos puxados também no cinema, não só nas animações japonesas. Memórias de uma gueixa (Memoirs of a geisha), apesar de ser uma produção norte-americana, conta com um elenco oriental. São chineses e japoneses, já consagrados com filmes em seus países de origem, que dão vida a essa interessante história, baseada no livro de mesmo título de Arthur Golden. O filme conta a história de Chiyo, que é vendida juntamente com a irmã para casas de gueixas. Como ainda era nova, ficou trabalhando como ajudante, mas devido a intrigas de uma gueixa da casa, acaba se tornando empregada do lugar. Mas a sorte dela muda quando ela conhece o presidente numa ponte, ganhando um objetivo na vida e se tornando a gueixa mais famosa do lugar. É um filme muito interessante de se assistir, visualmente bonito, com bonitas músicas e atuações excelentes. Eis algumas informações abaixo, retiradas do site Adoro Cinema (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/memorias-de-uma-gueixa/memorias-de-uma-gueixa.asp) :

Ano de Lançamento (EUA): 2005
Site Oficial: www.memoriasdeumagueixa.com.br
Estúdio: Columbia Pictures Corporations / DreamWorks SKG / Spyglass Entertainment / Amblin Entertainment / Red Wagon Productions
Direção: Rob Marshall
Roteiro: Robin Swincord, baseado em livro de Arthur Golden
Música: John Williams
Fotografia: Dion Beebe
Desenho de Produção: John Myhre
Direção de Arte: Patrick M. Sullivan Jr. e Tomas Voth
Figurino: Colleen Atwood

Elenco
Zhang Ziyi (Sayuri)
Ken Watanabe (Presidente)
Michelle Yeoh (Mameha)
Youki Kudoh (Pumpkin)
Kaori Momoi (Mãe)
Tsai Chin (Tia)
Cary-Hiroyuki Tagawa (Barão)
Suzuka Ohgo (Chiyo)
Gong Li (Hatsumomo)
Zoe Weizenbaum (Pumpkin - jovem)
Thomas Ikeda (Sr. Bekku)
Togo Igawa (Tanaka)
Mako (Sakamoto)
Samantha Futerman (Satsu)
Elizabeth Sung (Esposa de Sakamoto)
Randall Duk Kim (Dr. Crab)
Kôji Yakusho (Nobu)
Ted Levine (Coronel Derricks)
Paul Adelstein (Tenente Hutchins)

17 agosto 2006

A música e suas associações

Lendo uma Veja de meses atrás por acaso, me deparei com um artigo interessante. Esse artigo fala de um site chamado Pandora Internet Radio (http://www.pandora.com), que eles consideraram o "Genoma Musical". O que tem de interessante num site de música, vocês me perguntariam. E eu respondo: associações. Esse site, a partir de uma música que você escolha, vai fazendo uma rede de associações, apresentando outras músicas que possuam algo em comum com aquela que você escolheu. Interessante, não? Só tem um detalhe: o site te dá uma amostra de 20 minutos para navegar e escutar a vontade. Depois, só se registrando. E parece que só moradores dos EUA é que estão podendo usufruir legal disso, por enquanto. Mas adorei a amostra que tive! Vale experimentar!

15 agosto 2006

A informação por trás de programas considerados "não educativos"

Esse texto eu escrevi tem uns aninhos já, e eu pensava estar perdido. Legal, encontrei!


A informação por trás de programas considerados "não educativos"

O que muitas pessoas hoje em dia consideram programas não educativos podem trazer uma certa "carga" de informação relevante. Além de informações interessantes, esses programas podem estimular, de certa forma, o pensamento sobre o que está sendo exposto para a pessoa naquele momento. Programas como Chapolin ( seriado infantil mexicano da década de 70 , ainda exibido atualmente ), Os Simpsons ( desenho animado norte-americano exibido atualmente ), X-Men ( revista em quadrinhos norte-americana, posteriormente transformada em desenho animado e filme para o cinema ) e vários desenhos animados japoneses ( os chamados animes ) mostram que existe informação por trás do entretenimento. Para isso, será dado abaixo alguns exemplos de programas e as informações que eles trazem :

* Chapolin : seriado infantil mexicano, produzido na década de 70, apresentou de forma satirizada algumas histórias clássicas, como Dom Quixote , Guilherme Tell e Madame Butterfly , fazendo com que aquele espectador que não conhecesse esses clássicos, tomasse conhecimento da existência de tais histórias. Além disso, em um dos episódios da série é apresentada a famosa história de Fausto, o homem que vendeu a alma ao Diabo para ter uma sobrevida maior , tornando-se jovem novamente, história essa escrita por Goethe , poeta alemão neoclássico ( 1749-1832 ).

* Os Simpsons : desenho animado norte-americano, satiriza várias instituições, sendo a principal delas a família. Em um dos episódios, um mal entendido faz com que todos pensem que Homer tenha abusado sexualmente da garota que ficou de babá dos seus filhos. Ela conta a todos do acontecido e a televisão começa a fazer cobertura direta da vida de Homer, chegando a manipular um depoimento dele para que parecesse que ele realmente tinha abusado da garota. Neste caso, o que o desenho mostra é o poder que a mídia tem de influenciar as pessoas, fazendo com que tudo que é mostrado a elas seja admitido como única verdade.

* X-Men : revista em quadrinhos norte-americana que posteriormente se tornou desenho animado e filme para o cinema, mostra o preconceito que uma pessoa diferente do que é considerado normal sofre. O preconceito pode vir por parte da família, dos amigos, mas principalmente vem das pessoas em geral, que evitam manter contato com o diferente, marginalizando essas pessoas, que no desenho são mutantes.

* Cavaleiros do Zodíaco : mangá ( história em quadrinhos japonesa ) criado por Masami Kurumada em 1986 e posteriormente transformado em anime ( desenho animado japonês ), mostra personagens da mitologia grega, como Athena, Posseidon, Hades e apresenta o famoso mito da Fênix, ave mitológica que renasce das suas próprias cinzas. Além disso, também mostra personagens da mitologia nórdica, como Odin e Tor e utilizam Asgaard, palácio esplêndido construído pelos deuses nórdicos, como inspiração para cenário de uma das fases do anime.

* Shurato : mangá posteriormente transformado em anime, tem inspiração no Bramanismo e no Hinduísmo ( religiões da Índia ). A força interior do personagem Shurato era chamada Soma, que na religião védica era um deus que era a personificação do filtro. A personagem Vichnu, no Hinduísmo, era um deus afável e lascivo, que sustentava perpetuamente o mundo criado por Brama. Já o personagem Shiva (Siva), no Hinduísmo, era o deus da Morte e da Fecundidade.

* Samurai X : mangá criado por Nobuhiro Watsuki em 1994 e posteriormente transformado em anime, apresenta uma parte da história do Japão - a época do Bakumatsu ( guerra que tirou o Japão do regime do Xogunato ) e a época Meiji ( época de adaptação do Japão ao mundo circundante - 1869/1912 ).

* Sakura Card Captors : mangá criado pelo estúdio CLAMP em 1996 e posteriormente transformado em anime, mostra os costumes e tradições do Japão. Isso é mostrado através das roupas típicas, utilizadas por alguns personagens em ocasiões especiais; esportes, como o arco e flecha, tradicional no Japão ; religião, mostrada através do templo presente na história ; além de tradições específicas do Japão como a retribuição do presente do dia dos namorados ( que não é só dado ao namorado, mas também a pessoas mais chegadas ) um mês depois.

Concluindo, foi possível mostrar ,através dos exemplos acima, que existem informações relevantes nesses programas como mitologia, história e costumes de um país, religião, literatura, entre outros.

14 agosto 2006

Letra de música

E a música de hoje é I need to say goodbye, do Vast - meu grupo do mês. Espero que gostem. Letra e tradução do site Vagalume (http://vagalume.uol.com.br).

I Need To Say Goodbye

I know you just want to kill me
End the pain inside
I still reached out my hand to you like
an innocent child
You took me for a ride
You took me for all the other fools in your life
Now I don't care about your pain anymore


I need to say goodbye
You're worth nothing to me
It's easy to forget
what you've done to me


You took me for a ride
You took me for all the other fools in your life
Now I don't care about your pain anymore


The world is filled with sunshine, love and roses
You bleed enough, and then the bleeding stops
What you’ve done to me


I need to say goodbye
You took me for all the other fools in your life
Now I don't care about your pain anymore
I don't care about your pain anymore


Eu preciso dizer adeus

Eu sei, você só quer me matar
Acabar com a dor interna
Eu ainda estendo minha mao para você como
uma criança inocente

Você me chamou para um passeio
Você me chamou para todas as besteiras da sua vida
Agora eu não cuido mais de sua dor

Eu preciso dizer adeus
Você não me deu valor
Isso é facil de esquecer
O que você fez para mim

Você me chamou para um passeio
Você me chamou para todas as besteiras da sua vida
Agora eu não cuido mais de sua dor

O mundo é suficiente com luz do sol, amor e rosas
Você sangrou bastante, mas o sangramento parou
O que você fez para mim

Eu preciso dizer adeus
Você não me deu valor
Isso é facil de esquecer
O que você fez para mim

08 agosto 2006

Silogismos

Recebi essa por e-mail, espero que gostem.


Silogismo 1
Deus ajuda quem cedo madruga
Quem cedo madruga, dorme à tarde...
Quem dorme à tarde, não dorme à noite...
Quem não dorme à noite, sai na balada...
Conclusão: Deus ajuda quem sai na balada!!!

Silogismo 2
Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Conclusão: Steve Wonder é Deus.

Silogismo 3
Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Steve Wonder é Deus, eu sou Steve Wonder!!!
Meu Deus, eu sou cego!!!

Silogismo 4
Imagine um pedaço de queijo suíço, daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos, e quanto mais buracos, menos queijo.
Conclusão: quanto mais queijo, menos queijo.

Silogismo 5
Toda regra tem exceção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter exceção.
Conclusão: nem toda regra tem exceção.

Silogismo 6
Existem biscoitos feitos de água e sal.
O mar é feito de água e sal.
Conclusão: o mar é um biscoitão.

Silogismo 7
Quando bebemos, ficamos bêbados.
Quando estamos bêbados, dormimos.
Quando dormimos, não cometemos pecados.
Quando não cometemos pecados, vamos para o Céu.
Conclusão: vamos beber para ir pro Céu!

Silogismo 8
Penso, logo existo.
Loiras burras não pensam, logo, loiras burras não existem.
Meu amigo diz que não é viado porque namora uma loira inteligente.
Se uma loira inteligente namorasse meu amigo ela seria burra.
Como loiras burras não existem, meu amigo não namora ninguém.
Conclusão: meu amigo é viado mesmo.

Silogismo 9
Hoje em dia, os trabalhadores não têm tempo pra nada.
Já os vagabundos... têm todo o tempo do mundo.
Tempo é dinheiro.
Conclusão: os vagabundos tem mais dinheiro que os trabalhadores.

07 agosto 2006

Dead Angels



Foi através desse AMV que descobri mais essa música do Vast, que meu namorado colocou a letra e tradução no blog dele, o
Nada a Declarar .

03 agosto 2006

A sabedoria atemporal de grandes pensadores

Um amigo é um presente que você dá a si mesmo. - Robert Louis Stevenson

Não fazer nada é o trabalho mais cansativo do mundo pois você não pode se demitir e descansar. - Thomas Paine

A gratidão é uma dádiva que deve ser paga, mas que ninguém tem o direito de esperar que o seja. - Jean Jacques Rousseau

Dificuldades reais podem ser resolvidas, apenas as imagináveis são insuperáveis. - Theodore N. Vail

Se acolhes um cão faminto e o alimentas, ele não te morderá. Esta é a principal diferença entre um cão e um homem. - Mark Twain

Quando você precisa tomar uma decisão e não a toma, está tomando a decisão de nada fazer. - William James

As dúvidas são mais cruéis que as duras verdades. - Moliére

Perder o entusiasmo provoca rugas na alma. - Samuel Ullman

A gratidão é não só a maior das virtudes, mas origem de todas as outras. - Cícero

Há duas coisas a desejar da vida: primeiro, conseguir o que você quer e depois usufruir o que você tem. Só os muitos espertos conseguem a segunda. - L.P. Smith

O tempo amadurece todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio. - Cervantes

Aquele que é objeto de uma boa ação jamais deve esquecê-las; aquele que pratica nunca deve lembrar-se dela. - Charron

A gratidão olha para trás, e o amor para o presente; a avareza, a lascívia e a ambição, para a frente. - C.S. Lexis

Espere o melhor, prepare-se para o pior e recebe o que vier. - Provérbio chinês

Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé

Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer pouco. - Edmund Burke

Gratidão é uma linguagem que o mudo pode falar e o surdo pode escutar e entender. - Christian Bovee

Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca. - Orson Welles

A gratidão é uma dádiva que os filhos nem sempre aceitam no inventário. - Balzac

A felicidade que preciso não é a de fazer o que quero, mas a de não fazer o que não quero. - Rousseau

A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão. - Francis Bacon

Aprender sem pensar é inútil; pensar sem aprender, perigoso. - Confúcio

Educação é o que a maioria recebe, muitos transmitem e poucos têm. - Karl Kraus

Quando não se tem dinheiro, pensa-se sempre nele. Quando se tem, pensa-se somente nele. - Jean Paul Getty

O êxito é fácil de obter. O difícil é merecê-lo. - Albert Camus

Duas coisas indicam fraqueza - calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. - Provérbio persa

Jamais se desepere em meio às mais sombrias aflições da sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda. - Provérbio chinês

Uma alegria compartilhada se transforma em dupla alegria; uma dor compartilhada, em meia dor. - Provérbio sueco

Quando você quiser que algo seja dito, peça a um homem; quando quiser que algo seja feito, peça a uma mulher. - Margareth Tatcher

O oposto da vida não é a morte, é a indiferença. - Erik Wiesel

Escreve na areia as faltas de teu amigo. - Pitágoras

Um homem é julgado sobreturo por seus vícios. As virtudes se pode fingir; os vícios são sempre genuínos. - Klaus Kinski

Nós dois formamos uma multidão. - Ovídio

Elogie em público, critique em particular. - H. Jackson Brown Jr.

Bem feito é melhor que bem explicado. - Benjamin Franklin

A felicidade não é uma ausência de problemas; mas a capacidade de lidar com eles. - H. Jackson Brown Jr.

Sucesso é conseguir aquilo que você quer. Felicidade é gostar daquilo que você conseguiu. - H. Jackson Brown Jr.

O fracasso é sucesso quando aprendemos com ele. - Forbes

Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia em sua vida. - Confúcio

Nunca se consegue uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. - H. Jackson Brown Jr.