29 novembro 2007

Livro com suposta capa de pele humana vai a leilão

Retirada do site Minha notícia (http://minhanoticia.ig.com.br/materias/467501-468000/467973/467973_1.html)

Diz a lenda que é possível enxergar as feições do padre executado na capa do livro. Crédito: Divulgação/Wilkinson's Auctioneers

"A True and Perfect Relation of The Whole Proceedings against the Late most barbarous Traitors, Garnet a Jesuit and his Confederats", um macabro livro do século 17, vai a leilão na Grã-Bretanha neste domingo (2), segundo informações do jornal "DailyTelegraph".

Trata-se do relato da execução de Henry Garnet, um padre jesuíta, pelo crime de conspiração para assassinar o rei Jaime I da Inglaterra em 1605. Acredita-se que a capa do livro, que data de 1606, foi feita com a pele do próprio condenado, uma prática conhecida como encapamento antropodérmico, empregada por alguns nos séculos 17, 18 e 19 para a publicação de textos sobre anatomia ou de registros judiciais sobre crimes.

A obra a ser leiloada na Wilkinson's Auctioneers, em South Yorkshire, Inglaterra, foi encontrada por policiais em uma rua da cidade de Leeds, há cerca de um ano. Não há lance mínimo. "Achamos que seria vulgar estipular um preço", disse Sid Wilkinson, um dos proprietários da casa de leilões.

27 novembro 2007

Primavera dos Livros 2007



Retirado do site do evento (http://www.libre.org.br/libre/pages/view/9?m=3):
A PRIMAVERA DOS LIVROS reúne editoras de diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. É composta de duas frentes: o Fórum de Artes, Ciência e Cultura e uma feira de livros.

No Fórum de Artes, Ciência e Cultura os participantes têm acesso ao universo cultural da cadeia de criação e produção do livro, o que permite real interação entre os leitores e os artífices do livro – escritores, editores, livreiros e críticos. Além disso, o Fórum apresenta um significativo panorama da produção editorial do país, oferecendo ao público a possibilidade de adquirir obras de seu interesse.

A Feira de Livros oferece acesso direto à produção das editoras participantes (a preços convidativos) e contato direto com os editores (sempre presentes em seus estandes).

Na Primavera dos Livros
Editores brasileiros e de outros países se encontram com o objetivo de viabilizar a troca de experiências e o desenvolvimento articulado de políticas culturais solidárias.
Os diversos setores da cadeia do livro se reúnem para analisar, propor e apoiar políticas governamentais.
Profissionais do livro (ilustradores, diagramadores, revisores, editores) realizam workshops para que alunos de ensino médio conheçam o processo de produção do livro e obtenham informações sobre os diversos segmentos da área editorial com vistas a uma possível opção profissional.
No espaço infanto-juvenil são desenvolvidas dramatizações, leituras, oficinas e encontros com autores e ilustradores, estimulando nos jovens leitores a curiosidade e o prazer pela leitura.
Profissionais das artes cênicas e estudantes universitários participam de workshops para refletir sobre as possibilidades e resultados da adaptação de obras literárias para estas mídias.
Público e autores se encontram em atividades de leituras e debates culturais.
É realizado o Fórum Anual de Discussões dos editores filiados à Libre, no qual são debatidas questões como as políticas governamentais para a formação e ampliação da rede de bibliotecas públicas, parcerias entre os diversos setores da cadeia do livro (fornecedores, editores, distribuidores, livreiros etc), perspectivas para o futuro do mercado editorial, formas de difusão da leitura e de capacitação de professores e bibliotecários, entre outras questões de interesse comum aos profissionais da área editorial.

23 novembro 2007

Opção para as crianças

Dia 24 de novembro, na Praça Pio XI, Jardim Botânico, será realizado o Sebo nas Canelas, troca de livros promovida pelo site Amigas da Pracinha. O evento começa a partir das 10 horas e além da troca de livros usados, terá contadores de histórias, apresentação da companhia de teatro de bonecos Papavento, recreação com os grupos Meleka de Jacaré e Gato Mia e brincadeiras com a participação da escola de artes Tabladinho. Caso chova, o evento será adiado. Para maiores informações : www.amigasdapracinha.com.br.

Fonte: Jornal Metro Magazine, 23 de novembro de 2007.

20 novembro 2007

História em quadrinhos que vale a pena ler

Quem me conhece sabe que gosto de história em quadrinhos, principalmente japonesa, o famoso mangá. Mas não só de mangás vive a minha estante. Esse ano tive a grata surpresa de conhecer uma HQ escrita por uma iraniana, Marjane Satrapi. Mesmo não tendo lido ainda os 4 volumes de Persépolis (só li dois até agora), essa história me encantou. O traço não é dos mais belos, ainda mais pra quem está acostumada com os belos traços de alguns mangás, mas o forte é mesmo a história de Marjane. Ela conta a história de sua própria vida no Irã, na época em que seu país passou por mudanças drásticas em seus costumes, além da guerra contra o Iraque (pelo menos até o ponto onde li). Perseguições políticas, questionamentos de uma criança/adolescente, tragédias, mas também união e amor familiar são mostrados em Persépolis. E nos faz pensar em como o ser humano pode ser injusto e cruel. Isso para mim já tinha sido mostrado pelo livro O diário de Anne Frank e também através de sua biografia, onde é apresentado o horror do Holocausto. Mas Persépolis também tem reforçado a idéia de que deveríamos ser pessoas melhores, para não repetirmos os erros do passado.

15 novembro 2007

Vídeo da semana



Dessa vez coloco um AMV muito bem produzido com imagens do anime Azumanga Daioh e música do Rammstein.

11 novembro 2007

O calçadão de Copa é a terra das oportunidades e do oportunismo

Era para já ter postado isso antes, mas acabo que me esqueço da vida, e as idéias ficam esquecidas. Pois bem, mas vamos ao calçadão de Copacabana, numa tarde de sábado. Tempo bom, vaquinhas para serem vistas e fotografadas e aquelas esculturas feitas na areia para a gente ver também. Isto é, tentar ver. Uma das esculturas estava simplesmente tapada com um guarda sol. Na certa, só pagando para ver... ridículo. As outras estavam descobertas, mas tinha uma com aviso: foto, 2 reais. Você fica até intimidada... afinal, contribui quem quer, né? Pelo menos dava pra ver a escultura, ao contrário da outra que só pagando pra ver... E eis que na frente de uma das vacas, um cara surge e coloca seu cachorro, de óculos escuros, bem na frente dela. Pois é, mas o cachorro não estava sozinho... tinha um potinho pra contribuições ao seu lado. Um oportunismo daqueles! Bem na frente da vaca! Só em Copacabana mesmo...





Saca só o pobre cachorro...

06 novembro 2007

Nostradamus e suas terríveis previsões (recebida por e-mail)

Em suas Centúrias Nostradamus escreveu com tanta exatidão que nos faz acreditar que conhecia o Lula.


.... 'e próximo do terceiro milênio uma besta (seria o Lula????) barbuda (céus,é ele!!!) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério Sul (Brasil???); espalhando desgraça e a miséria ' (acho que se trata da reforma da previdência ou a corrupção institucionalizada ou ainda o mensalão).


'... Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos.' (epa!!! Cadê o dedinho?)
'...Trará com ele uma horda (faz sentido...Palocci, Zé Dirceu, Dulci, Genoíno e Cia Ltda) que dominará e exterminará as aves bicudas ( já tô ficando assustado...PSDB = Tucanos = ave bicuda!!!); e implantará a barbárie por muitas datas (REELEIÇÃO???) sobre um povo tolo e leviano.'



(Socoooooooooorro, é nóiiiiiiis... !!!)...

Clipe da semana

Na verdade não coloco pelo clipe, e sim pela música. Não sou muito chegada a Final Fantasy, mas na falta de clipe original da música (que receio não existir)vai esse mesmo. A música se trata de The Nile's Edge, do álbum Visual Audio Sensory Theater, do Vast. Espero que gostem.