29 fevereiro 2008

Concurso público e suas questões (piadinha)

1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( )ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( )Botafogo ( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne de sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca ( ) Paca-tatu-cotia

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara ( )Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de _________
( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil
( ) foi pra Portugal de navio ( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura
( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura

13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado

14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rego ( ) Furico ( ) Forevis

15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto ( ) e põe ( ) que está doendo ( ) dentes ( ) e põe de novo

16) D. Pedro I. as margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!

24 fevereiro 2008

Indicação de filme

Após indicar o primeiro, não posso deixar de indicar a continuação de A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos. Vale a pena ver! Comentário: o Nicolas Cage tá com um cabelinho bem esquisitinho nesse filme...






Curiosidades: John Voight fez o pai de outro personagem que procura tesouros: Lara Croft, em Tom Raider.
Na dublagem cometem a heresia de errar a tradução de Library of Congress (Biblioteca do Congresso), que ficou Livraria do Congresso na primeira vez em que é citada no filme. Erro corrigido poucos minutos depois em outra cena, onde falam Biblioteca do Congresso.

20 fevereiro 2008

Indicação de leitura

Ontem terminei de ler o livro Como e Porque Ler a Literatura Infantil, de Regina Zylberman. Para quem é professor ou, assim como eu, trabalha em biblioteca escolar ou infantil, esse livro é bem interessante. De fácil leitura, a autora dá um panorama geral da Literatura Infantil no Brasil, desde o seu início até os dias atuais. Ela pega obras representativas dos diversos temas da literatura, como histórias de detetives, poesias, entre outros. Sem esquecer, é claro, dos ilustradores, tão importantes para esse público. Vale a leitura.

17 fevereiro 2008

16 fevereiro 2008

Pensamento do dia

A diferença entre democracia e ditadura é que na democracia se pode votar antes de obedecer às ordens. - Charles Bukowski

14 fevereiro 2008

Absurdo

Notícia retirada do site Brasil que lê (http://www.brasilquele.com.br)

Em vez de abrir, SP fecha bibliotecas!

Postado por Galeno Amorim, de São Paulo - 13/2/2008 - 22h17

A Prefeitura de São Paulo, maior cidade do Brasil e conhecida como um dos principais pólos culturais da América Latina, arrumou um modo bastante peculiar para acabar de vez com o problema do baixo acesso de leitores às suas bibliotecas. Só que em vez de investir na compra de livros novos, maior acesso à internet, formação de pessoal e para tornar esses espaços mais dinâmicos e atraentes, a prefeitura paulistana achou melhor extingui-las de uma vez.
Não acredita? Pois, então, dê uma espiada no decreto 49.172, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab em 31/1 e publicado na véspera do carnaval.



Comentário meu: Agora vocês vejam só, se tem cabimento um negócio desses, ainda mais em um estado como São Paulo, altamente cultural. Só espero que essa moda infeliz não pegue e se alastre por aí.

13 fevereiro 2008

Dica de filme

Hoje recomendo o filme brasileiro Narradores de Javé. Não sou muito fã de temáticas do sertão, mas neste caso tive de dar o braço a torcer, afinal, o filme é muito bom e engraçado. Ameaçada pela construção de uma hidreelétrica, a cidade de Javé tem de comprovar a sua importância como patrimônio para não sumir do mapa. E a responsabilidade disso fica a cargo da única pessoa da cidade que sabe escrever e que, por sinal, tinha sido excluída do convívio geral por certas coisas que ele fez no passado. E o filme gira em torno da tentativa de registro da história da cidade de Javé. O que poderia ser um filme dramático, sério, acaba sendo na verdade uma comédia, com muitos momentos de cair no riso. Uma das frases do personagem principal que ilustra isso é quando ele fala que não é nenhum pokemon de jesus. Mas não posso deixar de registrar a importância dos temas que são colocados no filme: a questão da oralidade, da luta para se manter em suas terras, do quanto é importante o registro escrito das histórias e tradições de um povo... Enfim, vale a pena assistir. E como não presto muito para escrever sobre filmes, coloco o link para uma resenha bem feita sobre Narradores de Javé: http://www.comciencia.br/resenhas/memoria/narradores.htm

Obs: Quero agradecer ao meu namorado, que plantou a curiosidade em ver esse filme. Mais uma vez ele me apresentou um filme interessante. Marcio, te amo!

11 fevereiro 2008

Sem nada para dizer

Como estou sem assunto, vai uma música que gosto muito. E sim, é dos Backstreet "Boys" (que deveriam mudar pra Olds, pois os Boys já se foram há tempos).

06 fevereiro 2008

Jogos, vídeos e Carnaval

Pois é, para mim Carnaval é sinônimo de jogar e ver vídeos. Foi-se o tempo de ver desfiles das escolas de samba ou pular Carnaval por aí. Se tivesse dado sol, eu teria ido andar na praia, mas São Pedro não foi amigo, então o jeito foi passar em casa mesmo. E vi vários filmes e episódios de desenho. Sábado vi episódios de Simpsons; Domingo vi À procura da felicidade e Saneamento básico; Segunda vi Os Simpsons - o filme, O enigma da pirâmide e O xangô de Baker Street, além de episódios de Monster (eu acho); Terça vi episódios de Death Note e Simpsons. Se não me engano,a ordem foi essa (Marcio me corrige se estiver errado). E teve a jogatina também: perdi no xadrez, venci no Uno, banquei a detetive com uns amigos no Scotland Yard (um dos melhores jogos que tem), e viajei pela Europa no Conhecer a Europa. Bem, esse foi meu carnaval. Muito melhor do que se tivesse visto desfiles ou me esparramado nos blocos de rua. Pelo menos pra mim.