14 setembro 2014

Domingo mulherzinha

De vez em quando faço um domingo mulherzinha com minha mãe, onde vemos algum dvd. Hoje foi a vez de duas adaptações inglesas de dois romances de Jane Austen, Persuasão e A Abadia de Northanger. Adoro ver filmes baseados em livros da Jane Austen, me transportam para uma época mais leve, onde o mais legal da sua vida era ir a bailes...rs... É interessante ver essas coisas, como as mulheres tinham de se contentar com casamentos arranjados, pois se o pretendente não tivesse dinheiro era complicado, e como uma moça com 27 anos já era considerada caso perdido, quase uma velha solteirona. Queria ver o que Jane Austen acharia das mulheres de hoje, casando por amor, descasando num piscar de olhos, casando tarde (me incluo nessa categoria) e tendo filhos mais tarde ainda. Será que ela ficaria chocada, ou será que estaria feliz em ver a mulher tendo a sua independência, não precisando sofrer por não possui um dote, e por conseguinte, ficando uma velha solteirona com menos de 30 anos? Uma coisa é certa e não muda: a juventude ainda apresenta o frescor e a vivacidade que as suas personagens apresentam, e se apaixonar sempre vai abalar as estruturas, não importa o século em que nos encontramos.





13 setembro 2014


Eu recomendo: livro

Hoje recomendo a leitura do livro O palácio da meia-noite, de Carlos Ruiz Zafón. Da safra dos livros considerados juvenis, este, na minha opinião, é o melhor. Prende do início até o final, com uma história de mistério e amizade, com um pé no sobrenatural, que pode ser lido por pessoas de todas as idades. Ao contrário dos outros livros do autor, este se passa em Calcutá e tem a história de dois irmãos gêmeos que são salvos de serem mortos ao nascer, mas que são separados justamente para poderem sobreviver à pessoa que jurou vingança contra seu pai e seus descendentes. Um dos melhores livros do Zafón, na minha opinião. Vale a pena a leitura.

Sinopse do site Skoob:
Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento: ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé. Os dois se reencontram quando estão prestes a completar 16 anos. Junto com o grupo Chowbar Society, formado por Ben e outros seis órfãos e que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, Ben e Sheere embarcam numa arriscada investigação para solucionar o mistério de sua trágica história.