15 agosto 2006

A informação por trás de programas considerados "não educativos"

Esse texto eu escrevi tem uns aninhos já, e eu pensava estar perdido. Legal, encontrei!


A informação por trás de programas considerados "não educativos"

O que muitas pessoas hoje em dia consideram programas não educativos podem trazer uma certa "carga" de informação relevante. Além de informações interessantes, esses programas podem estimular, de certa forma, o pensamento sobre o que está sendo exposto para a pessoa naquele momento. Programas como Chapolin ( seriado infantil mexicano da década de 70 , ainda exibido atualmente ), Os Simpsons ( desenho animado norte-americano exibido atualmente ), X-Men ( revista em quadrinhos norte-americana, posteriormente transformada em desenho animado e filme para o cinema ) e vários desenhos animados japoneses ( os chamados animes ) mostram que existe informação por trás do entretenimento. Para isso, será dado abaixo alguns exemplos de programas e as informações que eles trazem :

* Chapolin : seriado infantil mexicano, produzido na década de 70, apresentou de forma satirizada algumas histórias clássicas, como Dom Quixote , Guilherme Tell e Madame Butterfly , fazendo com que aquele espectador que não conhecesse esses clássicos, tomasse conhecimento da existência de tais histórias. Além disso, em um dos episódios da série é apresentada a famosa história de Fausto, o homem que vendeu a alma ao Diabo para ter uma sobrevida maior , tornando-se jovem novamente, história essa escrita por Goethe , poeta alemão neoclássico ( 1749-1832 ).

* Os Simpsons : desenho animado norte-americano, satiriza várias instituições, sendo a principal delas a família. Em um dos episódios, um mal entendido faz com que todos pensem que Homer tenha abusado sexualmente da garota que ficou de babá dos seus filhos. Ela conta a todos do acontecido e a televisão começa a fazer cobertura direta da vida de Homer, chegando a manipular um depoimento dele para que parecesse que ele realmente tinha abusado da garota. Neste caso, o que o desenho mostra é o poder que a mídia tem de influenciar as pessoas, fazendo com que tudo que é mostrado a elas seja admitido como única verdade.

* X-Men : revista em quadrinhos norte-americana que posteriormente se tornou desenho animado e filme para o cinema, mostra o preconceito que uma pessoa diferente do que é considerado normal sofre. O preconceito pode vir por parte da família, dos amigos, mas principalmente vem das pessoas em geral, que evitam manter contato com o diferente, marginalizando essas pessoas, que no desenho são mutantes.

* Cavaleiros do Zodíaco : mangá ( história em quadrinhos japonesa ) criado por Masami Kurumada em 1986 e posteriormente transformado em anime ( desenho animado japonês ), mostra personagens da mitologia grega, como Athena, Posseidon, Hades e apresenta o famoso mito da Fênix, ave mitológica que renasce das suas próprias cinzas. Além disso, também mostra personagens da mitologia nórdica, como Odin e Tor e utilizam Asgaard, palácio esplêndido construído pelos deuses nórdicos, como inspiração para cenário de uma das fases do anime.

* Shurato : mangá posteriormente transformado em anime, tem inspiração no Bramanismo e no Hinduísmo ( religiões da Índia ). A força interior do personagem Shurato era chamada Soma, que na religião védica era um deus que era a personificação do filtro. A personagem Vichnu, no Hinduísmo, era um deus afável e lascivo, que sustentava perpetuamente o mundo criado por Brama. Já o personagem Shiva (Siva), no Hinduísmo, era o deus da Morte e da Fecundidade.

* Samurai X : mangá criado por Nobuhiro Watsuki em 1994 e posteriormente transformado em anime, apresenta uma parte da história do Japão - a época do Bakumatsu ( guerra que tirou o Japão do regime do Xogunato ) e a época Meiji ( época de adaptação do Japão ao mundo circundante - 1869/1912 ).

* Sakura Card Captors : mangá criado pelo estúdio CLAMP em 1996 e posteriormente transformado em anime, mostra os costumes e tradições do Japão. Isso é mostrado através das roupas típicas, utilizadas por alguns personagens em ocasiões especiais; esportes, como o arco e flecha, tradicional no Japão ; religião, mostrada através do templo presente na história ; além de tradições específicas do Japão como a retribuição do presente do dia dos namorados ( que não é só dado ao namorado, mas também a pessoas mais chegadas ) um mês depois.

Concluindo, foi possível mostrar ,através dos exemplos acima, que existem informações relevantes nesses programas como mitologia, história e costumes de um país, religião, literatura, entre outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!
angela seu blog esta otimo.
depois vai no meu
fui eu que fiz.
www.fabinhowoa.zip.net
bjs
tchau

Marcio Neves Machado disse...

Ahh, legal isso. Gostei do texto :D