29 novembro 2007

Livro com suposta capa de pele humana vai a leilão

Retirada do site Minha notícia (http://minhanoticia.ig.com.br/materias/467501-468000/467973/467973_1.html)

Diz a lenda que é possível enxergar as feições do padre executado na capa do livro. Crédito: Divulgação/Wilkinson's Auctioneers

"A True and Perfect Relation of The Whole Proceedings against the Late most barbarous Traitors, Garnet a Jesuit and his Confederats", um macabro livro do século 17, vai a leilão na Grã-Bretanha neste domingo (2), segundo informações do jornal "DailyTelegraph".

Trata-se do relato da execução de Henry Garnet, um padre jesuíta, pelo crime de conspiração para assassinar o rei Jaime I da Inglaterra em 1605. Acredita-se que a capa do livro, que data de 1606, foi feita com a pele do próprio condenado, uma prática conhecida como encapamento antropodérmico, empregada por alguns nos séculos 17, 18 e 19 para a publicação de textos sobre anatomia ou de registros judiciais sobre crimes.

A obra a ser leiloada na Wilkinson's Auctioneers, em South Yorkshire, Inglaterra, foi encontrada por policiais em uma rua da cidade de Leeds, há cerca de um ano. Não há lance mínimo. "Achamos que seria vulgar estipular um preço", disse Sid Wilkinson, um dos proprietários da casa de leilões.

Um comentário:

Mari* disse...

Cruzes, q coisa macabra! ewwww!!!