01 março 2014

Carnaval - dia 2

Ontem série, hoje livro. Além de ter feito nhoque direitinho pela primeira vez hoje, terminei de ler o livro O último sultanato, de Marina Monacelli. Gostei da história, achei interessante. Começa meio didático, mas depois engrena, principalmente depois de um evento que abala os personagens principais.

 O ULTIMO SULTANATO    

O Último Sultanato é uma narrativa efervescente que se desenrola dentro das muralhas do Palácio de Alhambra, em Granada, estende-se ao povoado medieval de Albaizín e pelas vielas da medina, onde a falsidade e a conspiração podem arquitetar a desventura do próximo.

O livro é uma história de amor entre o sultão Omar e Nathifa, entremeada por inveja, intriga e traição dentro do serralho, o que conduz o romance a rumos inesperados. Com bastante equilíbrio e força, despontam sínteses e antíteses nas figuras de seus protagonistas que buscam amores e vinganças, perdão e reconstrução, sabedoria e redenção, regadas pelas disputas das escravas do harém e pela guerra de poder entre dois soberanos, que nos levam até os últimos dias que antecedem à queda do Império do Islã, diante da vitória do Cristianismo na Espanha.

Um império cai como as relações construídas, e os vassalos ficam à mercê da história, tal como nossos personagens. O sábio se despede da matéria abandonando sua protegida, entretanto a sabedoria se perpetua. A dor se faz presente na injustiça perpetrada, porém resulta num novo recomeço.
(sinopse retirada do site Livraria da Travessa)

Nenhum comentário: