01 março 2006

EU RECOMENDO - LIVRO

Voltando com um espaço que eu tinha no finado blog, vamos ao EU RECOMENDO de hoje, que é uma recomendação literária. Acho que todos já ouviram falar de Orígenes Lessa. É dele Memórias de um fusca e O feijão e o sonho. Muitos o conhecem por ser um escritor de obras infanto-juvenis, mas o livro que eu recomendo dele é um pouco mais adulto.
Já imaginaram como seria o mundo se a morte não mais existisse? Como seria a reação das pessoas, ao saber que não existe mais o fantasma da morte? Essa é a premissa do livro A desintegração da morte. Muito interessante o enfoque que o autor dá sobre a questão. Vista com alegria no começo, a ausência da morte começa a se transformar num desespero total, gerando guerras, jogando por terra crenças, religiões e a concepção vira o inimigo público número um do mundo. Afinal, gerar mais pessoas com que finalidade, uma vez que elas viveriam eternamente? Seriam mais bocas para alimentar, dar emprego... e isso não foi desintegrado, juntamente com a morte. Nem a doença e as dores, gerando um monte de pessoas agonizantes pelo planeta, ansiosas pela morte que nunca mais chegaria. E criminosos, como Hitler e tantos outros se tornaram uma espécie de santos, pois através deles a tão sonhada morte tinha vindo a tantas pessoas na época anterior a descoberta da sua desintegração. Enfim, um livro bastante interessante de ser lido e refletido.

2 comentários:

Marcio Neves Machado disse...

Hmm, interessante. É um conto?

Florisvaldo^_^! disse...

Angela^^! Vamos na Bienal? hahahaha!! Vou tirar fotos e mostrar como foi^^!