02 abril 2007

Dia internacional do livro infanto-juvenil

Hoje é dia internacional do livro infanto-juvenil. Quantos de nós, em nossa saudosa infância, não tiveram um livro preferido, que adorava ler e reler, recomendar aos amigos e guardar com carinho? Pois é, aposto que a maioria teve um livro especial, por isso acho importante termos livros infanto-juvenis espalhados pelo mundo, nas bibliotecas, nas casas, nas bancas de jornal e livrarias. As crianças precisam de leituras que as façam viajar, imaginar as coisas; a televisão e o computador oferecem tudo pronto, não colocam a imaginação para trabalhar com muita freqüência, e é aí que os livros mostram a sua importância. Fui criada vendo televisão, mas ao mesmo tempo convivia com os livros infantis. Até hoje guardo o livro da Bela Adormecida, um dos meus favoritos, que tem uma linda ilustração da Aurora dormindo no centro do livro. Ok, o livro se baseava no filme da Disney, mas o meu primeiro contato com a história foi através daquele livro. Outro livro que adorava e que, infelizmente, não tenho mais era Camilinha no país das cores. Não me lembro mais da história, mas adorava aquele livro. Fiquei muito chateada quando percebi que o havia perdido. O que quero dizer com tudo isso é que temos de valorizar esses livros, principalmente aqueles de ótimos autores (o Brasil possui diversos representantes de peso). Vamos deixar a criançada cercada de embarcações literárias, que levarão a um mundo de fantasias, surpresas e realidades, para que um dia, quando adultos, possam dizer que tiveram um livro especial.

Nenhum comentário: