25 setembro 2007

Relato de uma bibliotecária na Bienal do Livro

Pois é, a Bienal do Livro acabou e eu nada postei a respeito. Ando com pouco ânimo pra escrever, talvez em virtude da tendinite. Mas vou começar relatando o meu lado de bibliotecária sobre a Bienal. Não sei o que a organização do evento e as livrarias têm contra bibliotecários, pois esse ano me senti prejudicada. A única coisa em que tive vantagem sendo bibliotecária foi a gratuidade na entrada, nada mais. Na edição passada, entrei com credencial (ok, eles me deram uma de professor, mas falei que era bibliotecária) e consegui descontos nas compras que fazia. Este ano, os únicos contemplados com credenciais foram os professores e profissionais do livro; bibliotecários só tiveram direito a passe diário, ou seja, se eu quisesse ir todos os dias, então todos os dias eu teria de ir lá onde faziam o credenciamento pra pegar meu passe diário. Perguntei a eles o motivo desse ano ser assim com os bibliotecários e sabem o que responderam? Não sei! Não sabiam nem informar a causa dessa "diferença". Depois os descontos... toda vez que eu perguntava nos estandes sobre desconto para bibliotecário, respondiam que só davam desconto pra professor. Como se bibliotecário fosse rico e não tivesse que ler nada para o trabalho dele. Sou bibliotecária em uma escola e muitas vezes tenho de ler algum livro para ver se ele será interessante para ser trabalhado em atividades culturais com as turmas. Será que isso não serve? Só professor merece desconto em suas compras? Bela maneira de incentivar a compra de livros... Só sei que saio dessa Bienal sentindo um certo "preconceito" contra o bibliotecário, que perdeu seu direito a ter uma credencial e que, pelo visto, não merece nem ter um descontinho na compra de seus livros. Ah, só para constar, boa parte dos livros que comprei, e não foram poucos (17 no total, fora revistas e mangás), tem alguma coisa que será relevante no meu trabalho como bibliotecária. Enfim, após esse desabafo espero que vocês não me abandonem e continuem lendo o meu bloguinho. Em breve postarei mais coisas sobre a Bienal, desta vez mais amenas.

Nenhum comentário: