18 outubro 2007

Sacola de plástico

Use bem a sacola de plástico
(reportagem retirada da Revista Sendas deste mês)

Você já pensou em levar sua própria sa­cola ao supermercado? Em lugares co­mo Alemanha, Dinamarca e Irlanda é assim que as pessoas fazem suas compras. A população desses países já se conscientizou que o uso exagerado de sacolas de plástico pode causar danos ao meio ambiente.

Feitos de resinas sintéticas obtidas do pe­tróleo, esses sacos levam séculos para se de­compor na natureza. Calcula-se que cer­ca de 90% dos sacos de plástico vão parar em lixões. E, como são leves, são levados pelo vento, percorrem grandes distâncias e podem acabar caindo no mar ou num rio. O que representa um terrível perigo para os animais. Golfinhos, tartarugas e baleias ar­cas, por exemplo, engolem sacolas plásticas ao confundí-las com águas-vivas. Resultado: engasgam com o plástico ou morrem porque não conseguem digeri-lo. Um caso dramático aconteceu em 2002, quando uma baleia apa­receu morta numa praia da França com cerca de 800 quilos - isso mesmo, 800 quilos - de sacos de plástico no estômago.

Outro problema provocado pelos sacos de plástico é o entupimento de esgotos. Em Bangladesh, um país da Ásia, o problema atingiu proporções alarmantes, que exigiram a tomada de medidas drásticas para evitar que os cerca de 10 milhões de sacos plásticos, usa­dos por dia, tivessem como destino os rios e sistemas de esgotos do país. O rio Buriganga, que banha a capital de Bangladesh, teve seu trajeto interrompido por barragens formadas por sacos de plástico. E o entupimento de es­gotos provocados pelos sacos plásticos foram responsáveis por inundações que devastaram a cidade em 1988 e 1998.

Você não quer que isso aconteça nem na sua cidade, nem no seu país, não é mesmo? Então, faça sua parte.

COMO COLABORAR:

• Reutilize os saquinhos plásticos como sacos de lixo. Recicle sempre o que não for usar.
• Leve sua própria sacola na hora de fazer compras. Materiais resistentes como pano, malha e ces­tas de fibras naturais são uma boa opção.
• Ponha artigos comprados em várias lojas na mesma bolsa.
• Se comprar apenas um produto pequeno, que caiba na bolsa - uma pasta de dentes, por exemplo - abra mão do saco plástico.

POR QUE COLABORAR:

• Com a quantidade de petróleo necessária para fabricar uma bolsa de plástico, um carro poderia percorrer 115 metros.

• Em cidades em que chove muito, sacolas de plás­tico jogadas na rua tampam os bueiros causando mais inundações.

• Usa-se 70% a menos de energia para reciclar plás­tico do que para fabricar plástico novo.

• O plástico mata, a cada ano, cerca de 1 milhão de aves marinhas, 100 000 mamíferos e inúmeros peixes.

• Com a resina procedente da reciclagem do plástico podem ser fabricados diferentes produtos, como tubos de PVC, roupas, assoa lhos e móveis de jardim.

• A cada minuto, 1 milhão de sacos plásticos são consumidos no mundo.













Um comentário:

Anônimo disse...

oieeeeeeeeeee
angela
trokei d blog

http://palavrasdalu.zip.net

beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!
aki ta lindo como sempre ^_~