16 março 2007

Indicação de livro

Se os poucos leitores deste humilde blog se lembram, tempos atrás falei de uma trilogia de livros que me fez voltar a viajar com gosto na leitura. Pois bem, o livro que indico hoje também me deu gosto de ler, de querer ler sem parar em determinadas vezes. Trata-se de Memórias de uma gueixa, de Arthur Golden. Eu tinha visto o filme antes (também recomendado neste blog), o que me facilitou na visualização dos personagens, mas o livro é muito mais que o filme. Sua narrativa é poética, bela - tanto pessoas como paisagens e quimonos são descritos com riquezas de detalhes, recheados de beleza. Sua leitura realmente vale a pena. Como o próprio título sugere, o livro conta as memórias da gueixa Sayuri, desde sua infância em Yoroido, onde ainda era chamada de Chiyo, passando pela transformação em gueixa em Gion, e terminando em seus últimos dias, já idosa, em Nova York. Conta suas tristezas, esperanças e obstáculos na vida sofrida - fora vendida pelo pai para se tornar uma gueixa - mas sempre com lirismo. Enfim, leia o livro e assista o filme, que ao meu ver foi bem adaptado, modificando uma coisinha aqui, outra lá, mas mantendo a essência da história.

Nenhum comentário: