16 janeiro 2008

Bee Movie

Para não dizer que não fui ao cinema nas férias, em Petrópolis assisti Bee Movie, que comento abaixo. Ah, nunca fui a uma sessão de cinema, dentro de um shopping, tão vazia...

Bee Movie - A história de uma abelha
Você já se imaginou conversando com uma abelha? Imaginou o que ela pode pensar de nós? Pois é isso que Bee Movie, o novo filme da DreamWorks, nos mostra. Barry B. Benson, a abelha principal do filme, acaba saindo de sua colmeia e conhecendo o mundo dos humanos por acaso, e faz amizade com Vanessa Bloome, uma florista, que o salva de ser morto. Contrariando as regras das abelhas, que é de nunca falar com humanos, Barry continua a amizade com a florista e, numa visita ao supermercado, fica chocado ao ver que o mel que as abelhas produzem com tanto cuidado é vendido aos montes pelos humanos. Revoltado, Barry resolve processar os humanos, pedindo que eles parem de vender o mel e que libertem as abelhas que estão confinadas em colméias artificiais, trabalhando para os humanos. É interessante ver essa situação surreal, de abelhas processando humanos, com direito a tribunal e tudo. Elas tentam fazer o ser humano entender que é injusto vender o mel que elas produzem com tanto esforço, e acabam convencendo o júri. Aí pensamos que a história acabou, com a vitória das abelhas, mas isso é só o fim de uma parte do filme. O que vem a seguir mostra o que aconteceu com o planeta depois que as abelhas, tendo recebido todo o mel que os humanos vendiam, pararam de trabalhar. A natureza começou a murchar e o planeta foi ficando um lugar triste. Além disso, a florista, que ajudou Barry no processo contra os humanos, teve de fechar o seu negócio, pois as flores murcharam. Outra sacada interessante do filme, pois mostra que nem sempre o que consideramos certo realmente trará algum benefício. Com isso, as abelhas têm de se unir para polinizar toda natureza de novo, o que foi possível graças a algumas flores ainda existentes. Tá certo que contei o filme todo, mas isso não impede você de vê-lo, pois é uma animação curiosa, que vale a pena assistir, e que nos mostra que cada um tem o seu papel no mundo.

Um comentário:

Marcio Neves Machado disse...

Gostei do filme. Teve uma abordagem interessante sobre "pensarmos nas conseqüências de nossos atos". Vale a pena ser visto :)