20 abril 2006

Livro Livre - Leia, Libere, Encontre!

Recebi essa informação por e-mail e resolvi colocar aqui. Em 2003 ou 2004, já não me lembro bem, fiz minha contribuição deixando 3 livros em locais diferentes. Vamos ver se esse ano faço a mesma coisa. Mas vamos ao texto:

Domingo 23 de abril é dia de São Jorge e é também o Dia Internacional do Livro. O Movimento Livro Livre vai comemorar esta data propagando uma liberação em massa de livros pela cidade! O Movimento Livro Livre tem o sonho de transformar a Cidade do Rio de Janeiro em uma biblioteca a céu aberto . A idéia é bastante simples e poderosa: deixar livros em locais públicos. Cada vez que alguém libera um livro num ponto de ônibus, num banco de metrô, na mesa de um bar ou em qualquer outro lugar público, incentiva a leitura e a troca. Quanto mais livros forem liberados, mais livros serão encontrados, lidos e novamente liberados.

Ao liberar um livro você exerce a generosidade, estimula a troca de idéias e deixa que os livros sejam lidos em vez de pegar poeira na estante. Para celebrar o dia do livro, nada como deixá-lo livre! Iniciativas semelhantes ao Livro Livre são conhecidas em outras cidades do mundo. No Rio de Janeiro, ele está sendo organizado por um grupo de pessoas apaixonadas pela leitura. Iniciado em 20 de janeiro com uma instalação de livros no calçadão de Ipanema, o movimento também divulgou a idéia do Livro Livre na Quinta da Boa Vista e no Largo da Carioca. No dia 5 de março foi divulgada a primeira liberação em massa de livros e no dia 26 do mesmo mês, correntes de email divulgaram liberações coletivas em São Paulo, Salvador e Brasília.

No próximo domingo, no Rio, os voluntários do Movimento Livro Livre estarão no parque dos patins da Lagoa divulgando o movimento, com um pano de 20m cheio de livros livres, distribuindo "kits de liberação" e realizando brincadeiras e atividades também com as crianças. Os pequenos têm um convite especial: liberar um livro infantil! Para os grandes, o Oráculo do Livro Livre promete indicar um título de livro cuja leitura será fundamental para sua vida.

2 comentários:

Florisvaldo^_^! disse...

Livro infantil
A educação se faz desde pequeno, por isso bons livros também são feitos pra crianças^^. Um dos meus primeiros livros ganhei meio tarde...a edição especial de 1 milhão de exemplares d'O Menino Maluquinho. Era pequenininha, tipo livrinho de missa. E este ano comprei o livro original na Bienal e pedi pro Ziraldo autografar. É uma jóia que eu tenho em casa, e acredito que toda criança devia ter Menino Maluquinho pra ler.

Hoje é 21 de abril. Tiradentes morreu nesse dia porque lutava contra os impostos abusivos do governo. Alguma coincidência com os dias de hoje?

Anônimo disse...

oie! tdo bene?
hum.. comenta lah no meu blog, please!! bjuxx e boa semana pra vc!!