26 abril 2006

Vagão para mulheres

E saiu uma lei que reserva um vagão de metrô e trem, em determinados horários, para o uso exclusivo de nós, mulheres. Será que essa lei vai pegar? Eu tô achando que não. Como usuária de metrô, já presenciei vários homens nesse "vagão rosa", nos tais horários estipulados. Das duas, uma: ou eles estão revelando seus lados femininos ou então não sabem ler, muito menos ouvir (há um adesivo no vagão e volta e meia são dados avisos sonoros). Só sei que, no que se refere ao cumprimento de leis, muitos homens mereciam voltar aos bancos escolares para reaprender a obedecer. Afinal, essa lei tenta prevenir que mulheres sofram com "mãos bobas" nas horas de maior movimento.

Um comentário:

Marcio Neves Machado disse...

Passou no Jornal Hoje de ontem, uma matéria falando sobre dois rapazes que foram espancados por "seguranças" da Supervia, por estarem no vagão feminino no dito horário. Detalhe que só foram manifestar a saída deles algumas estações depois. Um simples aviso e solicitação para se retirar já bastaria.
Fora que as próprias mulheres do vagão advertem os incautos (pelo menos pelo que mostrou na matéria, um cara saindo todo envergonhado porque entrou no vagão só das mulheres). Não precisava apelar para a violência, que isso não resolve nada.
Além disso, se no metrô o aviso é claro e constante, nos trens já é quase nulo, e quem não souber de antemão, paga o pato.