15 julho 2006

Anima Mundi - Animação em curso 1

E hoje fui ao CCBB conferir mais um pouquinho do Anima Mundi. A exibição da vez foi a Animação em curso 1, que comento abaixo:

ONLY LOVE CAN BREAK YOUR HEART: Animação alemã. Mostra as adversidades do amor, o que se faz para equilibrar um relacionamento e como ele pode ir por água abaixo de uma hora para outra. O recurso para ilustrar a história é interessante, o homem ficava numa espécie de barco (para mim parecia um barco, para outra pessoa pode ser qualquer coisa) e a mulher em outro, o que ajudava a visualizar quando o relacionamento estava estável ou não. Interessante.

HUMM: Animação norte-americana. Deveria ter o nome trocado para Hã?, pois é assim que nos sentimos ao final da animação. Mostra uma briga entre beija-flores pelo alimento. Mas é rápida demais e pouco explorada.

SHROOMMATES: Animação alemã. Muito engraçada, conta como um homem e uma ovelha reencarnam em cogumelos, após um acidente que culmina com as suas mortes. Só que agora eles estão destinados a passarem suas existências juntos... Destaque para a música no final, hilária!

SEMILLA DEL RECUERDO: Animação espanhola. Visualmente, a animação me lembrou a Viagem de Chihiro. A história é boa, mas podia ser melhor explorada. Mostra como uma menina lembra do seu avô através de uma flor, dada por ele em seu leito de morte.

LA SOUPE A L'ENGRAIS: Animação francesa. Muito engraçada, mostra a imaginação fértil de um menino, que pensa que seus avós colocaram fertilizantes em sua sopa para que ele cresça.

FROM THE LIVES OF MOTHERS: Animação tcheca. Muito curiosa, mostra como fica a vida de uma mulher com a chegada de um filho. Um misto de felicidade e desespero toma conta dela, até que a criança vai para a escola. Curiosa a transição das fases da vida da criança, que é feita de forma que não há quebras para demonstrar a mudança. Essa animação faz pensar se vale a pena ter filhos...rs...

BOUTS EN TRAIN: Animação francesa. Passageiros em um trem que fica temporariamente parado começam a falar, ou melhor, cantar o que pensam. Engraçado. Me identifiquei com uma que pensava no banheiro...rs...

A ÚLTIMA GOTA: Animação brasileira. Um cara vive no bar enchendo a cara, até que seu copo vazio o ajuda a livrar do alcoolismo. Legal.

LÀ HAUT: Animação belga. Vale pela música de Chopin. Um pianista vê seu próprio filme ao mesmo tempo em que toca no cinema (isso é da época dos filmes mudos, claro).

YU: Animação francesa. Cena de videogame? Uma versão de Matrix? Não. Segundo a sinopse que aparece no site, conta a história de duas crianças que querem descobrir um mundo novo no qual não acreditam. Não vi isso não. Mas a animação é muito bem feita, e, para mim, lembra o filme Matrix, com o combate de máquinas e humanos no centro da Terra.

Enfim, essa exibição valeu a pena, pois teve histórias engraçadas e curiosas. A de ontem também, não tendo ainda nenhuma animação que eu tenha me arrependido amargamente de pagar o ingresso e gastar meu tempo vendo, como foi uma o ano passado, cujo comentário pode ser visto no meu blog, no arquivo de julho de 2005 ( http://www.husermarcio.kit.net/oro/myoro.weblogger.terra.com.br/200507
_myoro_arquivo.htm)

Nenhum comentário: