12 julho 2006

Curioso...

Engraçado o ser humano. Sempre achamos que os jovens (isso sou eu pensando como uma senhora do alto dos seus 60 anos, que não os possuo ainda - tô longe disso!)são impulsivos, não escutam os pais, e que a humanidade está perdida tendo eles como futuro. Aí, fuçando o site Amigos do Livro (http://www.amigosdolivro.com.br), descobri algo curioso. Leiam vocês mesmos as citações a seguir e prestem muita atenção nas autorias. É, no mínimo, curioso.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
Sócrates (470-399 a.C.)


"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
Hesíodo (720 a.C.)

"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe."
Um sacerdote (do ano 2000 a.C.)

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Frase escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Bagdá), tem mais de 4000 anos de existência.


O que tiramos disso? O ser humano age da mesma maneira desde tempos idos! E o mundo ainda está de pé, mesmo com todas as atrocidades da vida atual. Um dia, nós, os jovens, ficaremos velhos, mudaremos de opiniões e acharemos os nossos filhos (os jovens da vez) mal educados, preguiçosos, impulsivos...

Um comentário:

Marcio Neves Machado disse...

Pois é. As pessoas mudam, mas o mundo sempre continuará o mesmo.