06 junho 2007

O que fazer com o óleo que usamos?

Retirado de um jornalzinho distribuído na Gávea e Leblon.


Atitudes ecológicas não precisam ser dificeis e caras

A questão do lixo está se tomando um dos problemas mais graves da atualidade. A recic1agem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais. Pode contribuir para a economia dos recursos naturais, assim como para o bem-estar da comunidade. Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias,hotéis) e residências jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, o que causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir a rede são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa que além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, constitui uma prática ilegal punível por lei. A presença de óleos e gorduras na rede de esgoto gera graves problemas de higiene e mau cheiro. O óleo, mais leve que a água, fica na superficie, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo, assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplânctons.
A maioria de nós sabe que não se deve jogar óleo de cozinha na pia, porém as pessoas alegam que não sabem o que fazer com o óleo usado. Então, o óleo acaba mesmo no ralo da pia, no esgoto e, finalmente, nos rios, sufocando os peixes, acabando com um delicado equilíbrio que os mantêm vivos.
DISQUE ÓLEO VEGETAL
Existe no Rio de Janeiro, uma cooperativa "Disque Óleo Vegetal Usado" que colhe o óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes.
A Disque Óleo Vegetal Usado é uma empresa de recic1agem de óleo vegetal com experiência de 2 anos no mercado. Seu objetivo principal é, através da reciclagem do óleo vegetal, conscientizar a população para a importância da preservação do meio ambiente. A empresa, atualmente trabalha com 3O catadores cadastrados, responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado nos 1500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio e Grande Rio. A Disque Óleo localiza-se no município de Duque de Caxias, onde possui todos os equipamentos necessários para à reciclagem. A empresa também está dentro dos padrões de funcionamento e de segurança exigidos pela FEEMA-LON°FEOl0179.
O QUE FAZER?
Junte em garrafas PET de dois litros, no mínimo, o óleo que seria jogado fora e, quando estiver com pelo menos uma garrafa cheia, telefone para eles.

PODE GERAR RECEITA!
A empresa paga se a quantidade de óleo for superior a 300 litros. É uma boa idéia para os condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem o valor para as pequenas despesas. Serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheiro ser revertido para as despesas básicas. Boa iniciativa também para pequenas comunidades que têm seus catadores de papel, recicláveis, etc.
PARA ONDE VAI O ÓLEO?
O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para a Fábrica de Sabão Neutral que, por um processo de decantação, separa os resíduos do óleo e reaproveita para fazer sabão. Outras fábricas no Brasil já fazem o mesmo e têm parcerias com restaurantes, escolas, hospitais etc. O óleo serve para fazer sabão, shampoo e outros cremes de cabelo.
As primeiras evidências de um material parecido com sabão registradas na história foram encontradas em cilindros de barro (datados de aproximadamente 2.800 aC.), durante escavações da antiga Babilônia. As inscrições revelam que os habitantes ferviam gordura juntamente com cinzas, mas não mencionam para que o "sabão" era usado. De acordo com uma antiga lenda romana, a palavra saponificação tem sua origem no Monte Sapo, onde realizavam sacrifícios de animais. A chuva levava uma mistura de sebo animal (gordura) derretido, com cinzas e barro para as margens do Rio Tibre. Essa mistura resultava numa borra (sabão). As mulheres descobriram que usando esta borra, suas roupas ficavam muito mais limpas. A essa mistura os romanos deram o nome de sabão e à reação de obtenção do sabão de Reação de Saponificação. A primeira patente do processo de fabricação de sabão data de 1791.
RESULTADO
Atitudes ecológicas não precisam ser dificeis e caras. Não poluir os rios e mares deveria ser uma prática habitual em nossas vidas, assim como levar nosso lixo da praia para casa, ou para uma lixeira próxima. Senão, um dia teremos sede e só teremos um copo de óleo para beber.

Telefones do Disque Óleo Vegetal Usado:
22603326/ 78279446/ 78279449

Nenhum comentário: