21 junho 2007

Pássaros

É... esta semana morreu um dos meus pássaros, o Aramis... E hoje resolvi procurar minhas anotações referentes a todos os pássaros que já estiveram na minha casa, nascidos aqui ou comprados. Ao todo tivemos 10 mandarins. Começamos com Lancelote e Perla, provavelmente em 1997. Perla morreu, compramos a Bruma, para mim a mandarim inesquecível, já que ela enfrentou vários problemas e tinha vontade de viver. Ficou cega de um olho, perdeu alguns dedos das 2 patas, e passou boa parte da vida sem voar, só dando pulinhos. Era o nosso "canguru". Todos os dias eu tirava ela da gaiola depois do almoço para a "hora do carinho expresso" e ficava com ela um tempão na mão ou no chão, afinal ela não ia fugir, uma vez que só dava pulinhos. Infelizmente ela morreu durante uma viagem que fiz a Portugal, provavelmente de saudades. Foi a morte mais sentida de todos os pássaros. Mas antes dela morrer, bem antes, Lancelote fugiu. Para ela não ficar sozinha, compramos Iago e Kiki. Esses dois tiveram filhotes, a Lara e a Serena. Os filhotes de mandarim são tão lindos, mesmo sendo feios...rs... É um barato ver vida nascendo e crescendo na sua casa! Iago acabou tendo uma séria doença nos olhos, que ficaram com uma camada branca. Esse sofreu, no final não conseguia mais subir pro poleiro já que não enxergava mais direito. E Iago morreu dias depois de Lara, sua filhotinha, ter morrido, do nada. Kiki eu apelidei carinhosamente de Pitpássaro, pois quando a gente pegava ela, a bicha bicava a gente com uma raiva, parecia até um pitbull... Essa vi agonizando, morreu na minha frente, horrível. Mas antes da Kiki morrer, compramos Aramis que, junto com Serena, teve dois filhotes lindos: Guido e Ikki. Mas Serena morreu, anos depois foi a vez da Kiki, e desde 2003 só tive machos. Eram os três mosqueteiros: Aramis, o pai, Ikki e Guido, os filhotes. Guido é muito fofo, uma vez o peguei e ele é tão gordinho que preenche a mão todinha. Mas o bicho é apavorado demais, não precisa de muito para ele estar de bico aberto, como se estivesse tendo um infarte...rs... Ikki é mais calmo, mas vivia grudado no pai, dormiam juntos e até banho juntos chegaram a tomar semana passada. Mas agora Aramis se foi, depois de 7 anos de convivência entre nós. Ultimamente só dormia e comia, não andava legal, e essa semana não resistiu e se foi. Agora só tenho Ikki e Guido, a dupla dinâmica, que nasceu na minha casa em janeiro de 2001. Espero que ainda vivam bastante e, quem sabe, ainda não ganhem uma fêmea para fazer companhia...

Nenhum comentário: